domingo, 21 de outubro de 2007

Alimentação Indigena






A alimentação básica dos índios, de maneira geral, constitui-se de peixes cozidos ou assados e de beijus feitos de mandioca ou mingau de mandioca.

Os peixes são obtidos através de pescarias individuais ou coletivas. Os índios não têm condições de conservar grandes quantidades de carne por muito tempo, daí as pescarias serem realizadas quase diariamente.

No entanto, quando pescam um número maior de peixes, conseguem conservá-los por alguns dias, graças a um método criado por eles próprios e que vem passando de geração para geração: primeiramente, assam os peixes em fogueira sobre uma grelha de varas, depois os transformam em farinha, socando-os no pilão. Esse processo denomina-se moqueamento.

As pescarias coletivas se realizam de duas maneiras: ou usando arco e flecha ou mediante o uso do timbó (espécie de cipó que é cortado e amarrado em feixes dispostos perto de uma barragem anteriormente feita). Os índios batem nestes feixes com uma pedra ou um pedaço de pau e os mergulham várias vezes dentro da água para que libertem um sumo. Algum tempo depois, os peixes chegam à superfície semi-asfixiados e, ao saltarem, caem nas canoas colocadas ao lado. Podem ser também flechados ou até mesmo apanhados com a mão. Ao fim da pescaria, a distribuição de peixes é feita em partes iguais.

Nenhum comentário: